Kids

Kids

O cuidado com a higiene oral das crianças deve-se iniciar antes mesmo do nascimento do primeiro dente de leite, através de dedeiras de silicone ou compressas de gazes, para que se controle o nível bacteriano oral e evite doenças, como infecção gengival e na língua.

A partir do nascimento do primeiro dente de leite, já se deve inserir a escova dental, específica para a idade, afim da melhor higienização bucal, que pode ser feita até sem o uso de creme dental nesse primeiro momento. A visita ao dentista também já é indicada para que se façam constantemente check-ups preventivos. Com esses cuidados, ao nascer o dente permanente, esse se encontrará em um meio bucal mais controlado, adequado e sem muitos riscos de ser atingido pela doença de cárie.

As consultas frequentes ao dentista, além da importante prevenção de doenças bucais (tanto em gengiva quanto em dentes), também são necessárias para que identifique se a criança tem deficiência em crescimento ósseo, que pode ser corrigido ou minimizado por meio de aparelhos ortopédicos que, na maioria dos casos, são eficazes até aproximadamente os 12 anos de idade.

​Tratar de crianças é uma arte e um desafio, por isso o atendimento por uma especialista se torna tão vantajoso. O profissional deve saber aplicar conhecimentos técnicos e científicos aliados à psicologia respeitando aindividualidade de cada paciente. Existem técnicas psicológicas de manejo comportamentais infantis específicas para cada faixa etária e para crianças de diversas personalidades e a odontopediatra está familiarizado com tais técnicas e assim pode-se maximizar os resultados.